sexta-feira, junho 23, 2006

Dia 13 - 21 de Junho, 4a feira - Manheim - Jena

Como combinado, partimos bem cedo de Manheim com destino a Berlim, nossa última escala antes do retorno a Frankfurt, no próximo sábado, porto de retorno ao Brasil no domingo...
Não tínhamos hotel reservado, e pensamos em, assim que a viagem começasse a ficar cansativa - imaginamos que após umas 5 horas, quando estaríamos próximo a Leipzig, já no território da antiga Alemanha Oriental -, parar em alguma cidade agradável à beira do caminho e buscar acomodações...
E assim foi...
Com Daniel no volante, e eu de co-piloto, seguimos sem problemas - embora eu tenha decidido seguir, na saída de Manheim, por uma estrada local, para evitarmos ter que voltar em relação ao nosso trajeto sudoeste - nordeste (fato que, aliás, foi aceito por todos ANTES de seguirmos)...
Fui criticado pois a mesma cortava diversas pequenas cidades muito aprazíveis, que, no entanto, limitaram nossa velocidade a algo em torno de 70 KM/hora....
mas depois de uns 40 minutos, chegamos à Autobahn 5 e seguimos para leste...
Vimos o primeiro acidente desde que começamos a viagem, que estava causando um engarrafamento enorme...

Por uma incrível sorte nossa, a eficiente polícia alemã havia providenciado uma pista extra, montada às pressas no sentido oposto, e nós fomos uns dos primeiros a passar... se tívessemos passado 10 minutos antes, mofaríamos com certeza pelo menos 1 hora a mais naquela fila de uns 3 KM de comprimento...
Ponto para mim, por ter escolhido um caminho melhor pela manhã!!
Mas tudo correu maravilhosamente bem, e por volta das 15 hs decidimos parar na cidade de Jena, que, segundo Marcão, era uma das maiores da Alemanha Oriental...

Embora fosse um pouco antes do que pensamos (esta cidade fica uns 80 KM antes de Leipzig), a achamos interessante e, na verdade, todos queríamos ficar em uma pequena cidade que tivesse sido da DDR.
A decisão se mostrou acertada, e acabamos conseguindo um hotel muito confortável, chamado Max - não sem antes termos perambulado um pouco pelo centro à procura de vaga nos hotéis...o que paramos inicilamente até teria vaga, porém a algo em torno de 300 Euros, o que seria demais para nosso curto orçamento... mas a gerente deste hotel ligou para outro, da mesma rede, e conseguiu vaga...

Nosso hotel (Hotel Max) em Jena-Lobeda

Embora não exatamente no centro da cidade (situava-se no bairro afastado de Lobeda), os transportes ali (como de resto em toda a Alemanha, mesmo aquela que foi recentemente anexada com a queda do regime soviético) funcionavam perfeitamente...
Nós pegando o bonde pro centro da cidade...

Após deixarmos as malas no hotel, seguimos para o centro da cidade, onde almoçamos (ou seria jantamos, pois já eram mais de 18 hs), e passeamos um pouquinho...embora para os padrões anteriores ela fosse considerada grande, na verdade era uma cidade de porte médio / pequeno, mas muito agradável...demos uma volta pela cidade, e antes de voltarmos ao hotel passamos num supermenrcado para nos abastecermos de água e guloseimas (basicamente chocolates) para a noite...
A cidade de Jena:

Soubemos dos resultados de Mexico e Portugal, que jogaram de tarde e acabaram se classificando (a seleção do Felipão com 100% de aproveitamento, fato inédito nos últimos 40 anos), e vimos o jogo da Argentina contra a Holanda (muito chato, aliás, os dois times sem muito interesse no resultado) no hotel...
Dormimos cedo pois queremos seguir viagem amanhã até Berlim...ainda faltam daqui de Jena até lá, algo como 250 KM...
Amanhã, Berlim nos aguarda!!