quinta-feira, junho 22, 2006

Dia 11 – 19 de Junho, 2a feira - Worzburg – Bochum – Dortmund

Acordamos bem cedo (pro nossos padrões atuais de viagem), e antes de 8 e meia já estávamos na estrada rumo a Bochum... Nem deu tempo de tirar fotos em Worzburg, já que chegamos super tarde e partimos cedo...também não vimos nada muito bacana pra registrar...
Já vestidos e preparados para chegar a Bochum e voar para o estádio em Dortmund, pois nosso jogo é o das 3 hs...
Fomos num bom ritmo e chegamos ao hotel (outro Íbis, igualmente xexelento, porém pelo menos com 2 camas por quarto) por volta de meio-dia...
Vale mencionar que pagamos um mico (miquinho, eu diria...) nesta chegada a Bochum...demos de cara com um hotel Ibis Zentrum, bem pertinho da estação...paramos e já fomos descarregando a bagagem toda...só que não era ali!!...e toca a recolocar tudo no carro e rumar aí sim para o hotel certo...tudo bem...
Já no hotel certo, e após alguma discussão sobre o valor da diária – que a recepcionista queria nos cobrar indevidamente 30 Euros a mais -, deixamos as malas e fomos para a estação de trem ao lado do hotel...
Foto do hotel micado, com Felipe e Dani rindo de bobos:

E do hotel certo (no dia seguinte, ao partirmos)...

Na estação, esperamos alguns minutos e pegamos um trem diretamente para o estádio em Dortmund... nós na estação:

Pela primeira vez pegamos chuva no trajeto para o campo... mas mais uma vez a organização perfeita do evento se fez notar - ao chegar ao estádio, cada torcedor recebia uma capa de chuva...até aí tudo bem, mas vejam o requinte: os torcedores da Suiça recebiam capas vermelhas, e os de Togo, capas amarelas!!!...só na Alemanha mesmo! ...Nós, como bons togoleses, pegamos capas amarelas!!

Mas chegamos ao estádio, lindo como todos, e foi bastante tranqüilo o acesso ao nosso local... como sempre, muita festa e alegria...

Marco e Daniel foram com suas camisas de Togo, dispostos e enfrentar a massa vermelha de suíços que invadiram a cidade (já tínhamos visto vários carros e ônibus, na estrada a caminho da região, cheios de suíços vindos diretamente de casa para o jogo)... o estádio era 70% vermelho, 25% neutro (alemães e outros, como nós, quase todos torcendo para Togo), e apenas uns 5 % de efetivamente torcedores de Togo, com camisas, bandeiras e trajes típicos...
Aliás, parênteses para as camisas africanas dos dois...a polêmica surgiu quando eu, com meus olhos de lince, percebi que os nomes das camisas de ambos estavam diferentes!!!....vejam a prova...

Depois de muita discussão, ao aparecer o nome do jogador no telão, desfez-se a dúvida - a camisa de Daniel estava certa...Marcão, muito triste, pensa em queimar ou vender por qualquer valor sua camisa agora totalmente sem valor (por ser falsa!)...

Voltando ao jogo, os helvéticos sempre muito animados, fizeram festa do início ao fim, começando fora do estádio e seguindo até os trens depois do jogo...
Impressionante como todos estavam de camisa vermelhas!!
O jogo em si, embora parecesse, quando conseguimos o ingresso, ser uma partida sem muito apelo, surpreendeu e acabou sendo excelente, muito movimentado, e valeu pela imensa e interminável festa suíça. Togo fez um jogo muito duro, teve muita posse de bola, porém sem muito poder de fogo na hora das conclusões (qualquer semelhança com um ataque aí do Rio, de um time muito popular, é mera coincidência...)...
A Suíça aproveitou melhor as chances que teve, e ganhou com justiça por 2x0, com um segundo gol muito bonito, marcado no gol em que ficamos (nosso local era atrás do gol)...
O estádio do Borussia Dortmund, como todos os outros em que estivemos, lindíssimo e de excelente visão para nós espectadores...
Dois telões em cantos opostos davam visão total também dos detalhes do jogo (embora aqui, como em todos os jogos, não passam os replays das jogadas, para evitar polêmica com alguma decisão errada do juiz...)....

Vendo um estadio desses, a gente se pergunta: Como é que os times de grande torcida do Rio – Flamengo principalmente, mas com o Vasco de exceção, embora não dê nem de longe prá comparar um estádio desses com São Januário – não conseguem ter um estádio assim?…É duro!!
A reação da torcida suiça conosco foi ótima...Apesar do Marco e do Dani estarem com camisas de Togo....Acho que como todos percebiam que o Dani e o Marco não eram africanos de origem (aliás, por que seria?...), e como eu estava com camisa e bandeira do Brasil (Felipe também estava de vermelho, eles percebiam que éramos brasileiros curtindo o jogo e a Copa......mas segurando a bandeira do Brasil também), fomos alvo de muito carinho e só tivemos exemplos de gentileza e fair play dos suíços, mesmo com os dois de camisas togolesas...Só não conseguimos trocar camisas com eles – creio porque eles esperam ir longe no torneio, e não quiseram se desfazer de suas ...

Após o jogo voltamos a Bochum de trem, via Dortmund. A cidade não tem muitas atrações, e depois de comermos uma pizza na Cantina San Marco, e tomarmos uma casquinha de sorvete italiano, voltamos ao hotel para uma noite de descanso...
Amanhã temos estrada rumo ao sul, onde dormiremos em Manheim, nossa base para o jogo em Kaiserslautern à noite (será o jogo da 9 hs da noite, já fechando a primeira fase)....